Os Cânions do Xingó no Rio São Francisco garantem uma das experiências mais experiências mais impressionantes que podemos viver no Brasil, e é algo que definitivamente você tem que inserir no seu roteiro de Sergipe ou Nordeste em geral.

A visita a esse que é o quinto maior cânion navegável do mundo, só se tornou possível depois da criação da usina hidrelétrica do Xingó. Por isso o nome. Mas como é conhecer os Cânions do Xingó no Rio São Francisco?
Como chegar
Existem duas formas de chegar:
-
Através de Alagoas, que para os usam Maceió como base, vão levar aproximadamente 4 horas de estrada.
-
Usando como base Aracaju. Além de ser um território majoritariamente Sergipano, ainda que marque a fronteira dos dois Estados, sair da capital de Sergipe é mais rápido e fácil, e a oferta de Transfers é bem maior.
Reserve aqui sua excursão para os conhecer os Cânions do Xingó, saindo de Aracaju
Como visitar
Chegando em Canindé que é onde fica a principal saída dos catamarãs que levam aos Cânions do Xingó, você vai precisar de um ingresso que é adquirido no Karranca’s Restaurante que é onde fica o píer de saída do passeio. Mas se você já tiver adquirido o pacote completo, não vai precisar se preocupar com essa etapa, pois o receptivo responsável vai providenciar. É muito mais prático pra evitar filas, e acaba saindo o mesmo preço. Salvo quem vai por conta de carro próprio.

Ao entrar no catamarã, não espere nada menos que muito forró e comes e bebes que são cobrados à parte, durante 1h de navegação com vistas de tirar o fôlego.
Caso você queira algo mais íntimo e exclusivo, é possível fazer a navegação em lanchas privativas ou barcos menores que comportam menos pessoas.

Como é a experiência
Durante o trajeto no catamarã, nós temos explicações sobre pontos que estamos cruzando, como uma pedreira onde habitam milhares de cobras e escorpiões.

Logo na entrada foi instalada em uma gruta a imagem de São Francisco de Assis, que é o homenageado desse que é um dos rios mais importantes do Brasil, e o mais importante do Nordeste.

Prepare o coração, garanto que não é questão de religião nem fé, mas esse é um momento difícil de segurar a emoção por causa do impacto da imensidão dos Cânions.

Ao chegar, a parada para banho é demarcada para os privativos e para os catamarãs em locais diferentes.
Temos em torno de 1:30 para aproveitar as águas do Velho Chico.
Uma das opções para incrementar a sua experiência é o passeio de barco. Ele custou aproximadamente 15 reais e precisa ser pago em dinheiro ou pix. Mas muitas vezes a internet não funciona por lá, portanto estar preparado com dinheiro é uma dica essencial que dou!
Nesse passeio de barco você vai para uma parte onde os cânions se afunilam e é uma das vistas mais lindas que o lugar oferece. Especialmente se estiver em um dia de sol.
*Só fique atento, pois nadar nessa parte que o passeio adicional de barco leva, é terminantemente proibido dada a periculosidade. Ainda assim, vão ter barqueiros que por uma “caixinha” se prontificarão a deixar você fazer isso, esperando os demais irem embora. A única coisa que posso dizer é: vai pagar pra colocar sua vida em risco?
Onde se Hospedar
Caso você queira aproveitar um pouco mais da região, tem a possibilidade de se hospedar por lá e de fato vai tornar tudo mais tranquilo. A cidade tem muito pra oferecer como o maior Forródromo do mundo, dentre outras coisas.
As duas opções seriam:
-
Se hospedar em Canindé, que é a cidade onde fica o principal acesso para os Cânions do Xingó e é no lado Sergipano.
Eu me hospedei por lá e posso dizer que foi sensacional, especialmente porque fiquei no principal hotel da cidade que tem quartos com uma vista impressionante para o Velho Chico e a Hidreletrica.
Clique aqui e reserve o hotel que eu fiquei
Também fiz um artigo aqui no blog com a avaliação desse hotel, clique e confira
2. A segunda opção é se hospedar em Piranhas, uma cidade histórica que fica ao lado de Canindé de São Francisco, basta atravessar a ponte que já está entre uma e outra.
A cidadezinha de Piranhas já fica no lado alagoano, e é um encanto com casinhas em estilo colonial e muitas opções de lojinhas e restaurantes para uma experiência completa. É uma excelente pedida de passeio em um dia inteiro, e vai justificar você não ter ido ao Xingó de bate e volta.
Ainda que eu siga recomendando o Canindé para se hospedar, caso prefira ficar em Piranhas, as minhas sugestões de hospedagem com vistas inesquecíveis são:
Seja pelo lado alagoano ou sergipano, você ficar mais de 1 dia, vai te garantir conhecer um pouco mais à fundo o que a região tem pra oferecer além dos Cânions. Até porque essa visita é imperdível. Todo viajante precisa conhecer os Cânions do Xingó, pelo menos 1 vez na vida.
